“NÓS NÃO SERVIMOS PARA APARECER , APARECEMOS PARA SERVIR”
Os projetistas dos circuitos inteligentes para os limpadores de pára-brisa, não imaginaram que transmissores poderiam funcionar no carro e não intercalaram simples capacitores capazes de cortar as presenças de rf em áreas sensíveis do circuito. Uma antena mal instalada, o uso de cabos de qualidade ruim e o uso de botinas, podem provocar esse sintoma. A primeira vez que presenciei esse fato, foi em 1978 e até hoje, ouço falar sobre isso.
Não!!! Qualquer botina tem um limite de entrada que não é superior a 10 watts AM e 30 watts SSB. Uma botina excitando outra, não aumenta a potência e causará danos na entrada da segunda botina. Mas isso pode ser possível se a segunda botina for projetada especialmente para ser um segundo elemento com potência muito superior e capacidades de entrada maior (menor sensibilidade). Tanto que esta não aceitaria a entrada vindo diretamente de um transceptor comum.
Isso não existe! É errado pensar dessa maneira. Uma antena é um conjunto único que funciona inteiramente dentro da onda que foi projetada. Os elementos de uma antena determinam a frequencia de sintonia, direção de transmissão e polarização da onda. Isso quer dizer que uma antena instalada no final de um cano ou torre, é uma peça única projetada para funcionar como um todo valorizando os elementos com igualdade trabalhando juntas. Compare isso com uma lâmpada que quando acesa, ilumina o ambiente sem interessar qual lado do filamento é a fase e o neutro. Nas antenas dipolo (uma vareta para cima e outra para baixo) geralmente a vareta de cima é ligado no positivo do cabo e a vareta de baixo no negativo do cabo mas se as varetas tiverem suas ligações inversas, apenas muda o campo de irradiação e as vezes a antena funciona melhor.
A idéia dos fabricantes é produzir transceptores que nunca dê defeitos e se o usuário tratar bem o equipamento sendo cuidadoso com os botões, chaves e respeitando o manual de instrução, isso pode ser conseguido. Quando um transmissor está em operação, o consumo da fonte e o aquecimento dos transistores é maior mas com uma boa antena e o rádio estando em local arejado, o transmissor ficaria no ar durante todo o dia sem problemas. O uso de ventiladores ou ventoinha, ajuda mais o trabalho do transmissor. Porém como qualquer aparelho, um defeito pode ocorrer a qualquer momento.
PX Clube dos idosos - Ex combatentes do trabalho...
SEDE - CENTRO MUNICIPAL DE EVENTOS - CXP 1037 - CORREIO DA SILVA PAES - CEP 96200-972 RIO GRANDE - RIO GRANDE DO SUL
dilsonsimoes@uol.com.br
</center>