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FAQ By Pablo Ezequiél Créditos a Antonio Méier_AM

Posso colocar meu ptt em outro rádio ou v/s?

Em transceptores de PX do mesmo fabricante ou similar, essa troca não causa nenhum problema. Muitas marcas e modelos de transceptores PX de fabricantes diferentes, possuem as mesmas ligações no conector mas podem possuir cápsulas diferentes. A troca de microfones nesses casos,  poderá causar alterações importantes nas qualidades de modulações ou não modular nada. Em outros casos podem acontecer apitos de microfonia, ruídos na transmissão, alto-falante fanhoso tx e rx trocado etc... porém sem nenhum dano eletrônico ao transceptor. Vale muito observar que alguns técnicos estão colocando um fio em um dos pinos do conector ligando diretamente até a chave L/D para alimentar com 12 volts, circuitos instalados dentro da caixa do microfone ou para alimentar microfones de mesa, evidentemente sem perceber o perigo dessa ligação pois a corrente ali existente é a mesma da fonte ou bateria. A colocação de outro microfone nesse conector, pode colocar esse pino em curto com o terra ou em outro lugar causando esfumaçamento do fio destruindo o fio do microfone ou danificando componentes importantes do rádio.
Trocar o microfone de transceptores VHF ou UHF de marcas diferentes, pode ser muito perigoso. Isso porque esses rádios possuem de fábrica um pino do conector com uma voltagem regulada em torno de 8 volts para alimentar o eletreto e o circuito DTMF dentro do seu microfone. Cada fabricante adotou um pino diferente para inserir a sua voltagem tanto em rádios com conectores de metal como os que possuem conectores de plástico (RJ45, RJ12 etc...).

Porque falamos de 10 metros, 11 metros, 40 metros, 80 metros etc...?

Um transmissor precisa de uma boa antena instalada no telhado e quanto maior for a altura dessa antena, melhor ela transmite e recebe. Mas essa antena não pode ser uma antena qualquer. Ela tem que estar cortada dentro da onda que o transmissor opera e para isso temos que saber a frequencia de trabalho desse transmissor.
Todas as frequencias tem ondas e o tamanho da onda depende da quantidade delas em relação ao tempo de 1 segundo na velocidade da luz. Se sabemos que a velocidade da luz é de 300.000.000 (trezentos milhões) de metros por segundo, podemos dizer que uma única onda tem exatamente este tamanho. A quantidade de ondas pode mudar mas a velocidade da luz e a distância que ela representa em 1 segundo, é sempre a mesma. Nesse caso 2 ondas terão que ocupar o mesmo espaço de tempo da velocidade da luz. Se 1 onda ocupa 300.000.000 de metros por segundo, 2 ondas ocupam 150.000.000 de metros por segundo, 4 ondas ocupam 75.000.000 de metros por segundo e assim por diante. Repare que quanto mais ondas, menor é o tamanho de cada uma delas. Para descobrir isto, basta dividir 300.000.000 de metros por segundo pela frequencia do transmissor.
Se um transmissor transmite e recebe na faixa do PX, isso quer dizer que esse aparelho opera na frequencia de 27mhz ou 27.000.000 de ondas completas por segundo. Para saber o tamanho de cada uma dessas ondas, basta dividir a velocidade da luz (300.000.000 de metros por segundo) por essa quantidade de ondas completas (27.000.000 ondas por segundo) e temos exatamente 11,1metros. Isto quer dizer que cada onda completa que sai do transmissor PX tem exatamente 11,1 metros ou 11 metros.
Isto quer dizer que quando a primeira onda completa sai da antena, esta está exatamente a 11,1 metros de distância da antena, a segunda onda, está a 22,2 metros de distância da antena, a terceira onda está a 33,3 metros da antena e assim por diante até a última onda quando estará a 300.000.000 metros de distância da antena e tudo isto acontece em exatamente 1 segundo.
A explicação completa sobre a construção de antenas usando o tamanho das ondas, está em "Certas considerações sobre antenas" na cessão PX/PY

Posso usar o mesmo alto-falante que funciona no rádio do carro como externo?

Sim mas quase que não. Isso quer dizer que vai depender de muitas observações antes de fazer isso. Vamos antes examinar os aparelhos. Os modelos antigos de toca-fitas com rádio AM-FM, utilizavam apenas 4 fios sendo 1 para o canal A, 1 para o canal B, 1 para e positivo e outro para negativo. Esses aparelhos utilizavam apenas 2 integrados de áudio sendo 1 para cada canal e utilizam um fio terra comum a tudo. Os modelos atuais de rádios para carro, possuem mais potencias de som que os modelos antigos. Esses aparelhos utilizam um sistema de som por simetria que envolve 2 integrados de áudio por cada canal totalizando 4 integrados ao todo. o som é muito melhor mas o fabricante explica de maneira bem legível que não se deve usar a lataria do carro como terra dos alto-falantes pois os 2 fios de cada canal, são +B e -B deixando a lataria (negativo) no meio. Ou diga, esses rádios possuem  6 fios sendo 2 para o canal A, 2 para o canal B, 1 positivo e outro negativo.
Toda essa explicação é apenas para dizer que se seu aparelho de som do carro faz alerta sobre não ligar fio de alto-falante a terra, pode esquecer a idéia de ligar um alto-falante junto com o transceptor.
Quanto ao transceptor, existem 2 modelos sendo aqueles que funcionam sem o ptt e os que não funcionam sem o ptt. Nos modelos que não funcionam sem o ptt, ocorrerá um forte apito de microfonia na transmissão pois o alto-falante não será desligado pelo ptt. Nos modelos que funcionam mesmo sem o ptt provavelmente funcionará usando o mesmo alto-falante do som do carro mas somente nos modelos de 4 fios.


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