“NÓS NÃO SERVIMOS PARA APARECER , APARECEMOS PARA SERVIR”
Sim. É com esse pensamento que muitas antenas foram derrubadas por motivos de interferências propositais por parte de pessoas que achavam que nunca seriam localizados somente porque a transmissão é invisível. São pessoas que gostam de interferir propositalmente quem realmente está fazendo um rádio sério jogando músicas, ruídos e até ofendendo. Essas pessoas não imaginam que existem equipamentos capazes de "cruzar" o exato local de onde vem a transmissão através de 3 ou mais aparelhos específicos para isso. É um método antigo mas com tanta eficiência que é usado até hoje dando para o pessoal da fiscalização um quase exato local de uma transmissão. Se a interferência está sendo praticado por quem já tem um indicativo, fica ainda mais fácil ser localizado pois todos os dados dessa pessoas estão nos computadores da ANATEL.Alguns equipamentos de rádio, fazem um tipo de transmissão com certas características próprias que permitem ao pessoal descobrir quem está transmitindo. São "barulhos" causados pela tecla do ptt, osciladores do rádio e até o chamado "QRM de fundo"(cachorros latindo, carros na rua, crianças chorando, sons padrões vindo do vizinho etc...). Se quem gosta de interferir tem também amigos com quem conversa normalmente, fica mais fácil de ser identificado.
As frequencias que os transceptores que funcionam na faixa de VHF e os que funcionam na faixa de HF (PX) são tão diferentes que fica muito difícil dizer quem é o melhor. Nesse caso é mais fácil ter os 2 tipos para que se aproveite melhor a gama de frequencias que se quer ter com cada um desses transceptores. Geralmente inicia-se a convivência com as transmissões de rádio usando um rádio (HF (PX) pois é considerada a "Faixa do Cidadão" ou a faixa de quem está iniciando no Rádio-Amadorismo. Nessa faixa, os rádios são mais simples, com pouca potência permitindo contatos apenas entre pessoas no modo direto (ponta a ponta), são mais baratos existindo modelos extremamente versáteis de acesso a todos e não sendo necessário fazer prova pra ter um indicativo de chamada. Os rádios que transmitem na faixa de VHF, são mais caros por terem muitas funções especiais, são bem mais potentes, usa-se repetidoras e é necessário fazer prova para ter um indicativo de chamada. Mesmo com essas diferenças, os transceptores VHF com suas transmissões repetitivas permitindo falar com quase todo o estado numa transmissão limpa e clara, não conseguem transmitir pra fora do estado utilizando a propagação (reflexão com a ionosfera) coisa que os transceptores na faixa doPX fazem tranquilamente. É possível dizer que muitos dos antigos rádios operadores que estão na chamada faixa especial ou VHF, iniciaram suas atividades na faixa inicial ou PX mas não admitem isso e não aceitam dizer que um dia foram novatos operadores dessa faixa. Porém muitos deles ainda possuem um desses rádios falado pra fora do estado ou para outros países aproveitando a propagação ou modulando com os amigos próximos ajudando aqueles que precisam muito.
Quanto mais baixa uma antena está, mais difícil fica de utiliza-la e mais fácil fica de causar interferências em outros aparelhos. As rádios frequencias que sai de uma antena, são determinadas pelo tamanho de sua onda e é esse o motivo do tamanho das varetas de uma antena. O real tamanho de uma antena é o tamanho da onda que ela utiliza e não o tamanho da antena colocada no alto de uma torre, você vê as varetas que são apenas uma parte dessa onda. É fundamental que a onda inteira dessa antena não esbarre em nenhum obstáculo. Se a frequencia utilizada for muito baixa, a onda é maior necessitando ficar mais alta ainda para não esbarrar em obstáculos. Se isso acontecer, a onda se quebra ou muda de polaridade destruindo de vez o propósito da antena. Colocar a antena o mais alto possível, é a melhor solução. Melhora a transmissão, recepção e diminui os riscos de interferir em outros aparelhos.
As antenas comuns devem ficar altas porque elas transmitem diretamente para as outras estações em várias direções. Sempre se espera o melhor desempenho de uma antena e isso se consegue quando ela está instalada em lugar alto. As antenas parabólicas são extremamente direcionais geralmente transmitindo para direções específicas. Essas antenas precisam estar em locais altos mas o suficiente de eliminar obstáculos entre ela e a outra antena. O alvo principal das antenas parabólicas são os satélites que estão acima da atmosfera terrestre e portanto muito altas. De tão distante estão que fica inviável colocar a parabólica em local alto. Isso explica porque algumas parabólicas são instaladas no quintal e não no telhado.
PX Clube dos idosos - Ex combatentes do trabalho...
SEDE - CENTRO MUNICIPAL DE EVENTOS - CXP 1037 - CORREIO DA SILVA PAES - CEP 96200-972 RIO GRANDE - RIO GRANDE DO SUL
dilsonsimoes@uol.com.br
</center>